Técnica de Agulhamento  Seco

O que é Agulhamento Seco (Dry Needling)?                                                                          

Figura 1: Agulhamento seco para cervicalgia (Dor no pescoço)

 

Existe uma série de evidências publicadas em inglês e português. Realizando uma busca rápida através da Pubmed e LILACS, é possível investigar relatos desde 1996 sobre o tratamento de agulhamento a seco na dor miofascial.

Agulhamento Seco é uma técnica fisioterapêutica regulamenta pelo COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. É uma técnica específica para os músculos, principalmente para liberação dos pontos gatilhos ou trigger points.

A técnica também conhecida como Dry Needling, é um método invasivo e consiste na inserção de agulhas sistêmicas (A mesma da Acupuntura) na musculatura acometida pela síndrome miofascial, por exemplo.

 

Objetivo da técnica

O objetivo principal é eliminar o trigger point  que  pode causar problemas severos no sistema muscular e comprometer o sistema locomotor.

 

O que causa a dor miofascial?

A dor miofascial é causada pela fraqueza muscular, irritação do local, desequilíbrio da musculatura, incoordenação motora muscular e sinérgica. 

 

Qual o mecanismo de ação do agulhamento?

Para diminuição da dor e da tensão muscular, é preciso conhecer a fisiologia do sistema musculoesquelético. Ou seja, como se forma um ponto gatilho e assim entenderemos como elimina-lo.

Um ponto gatilho é formado por meio  de agrupamentos locais e segmentares. Na palpação um ponto gatilho possui a forma de um nódulo. Somente um músculo com espasmo apresenta nódulos, isso porque os motoneuronios Alfa (responsáveis por inervar as fibras musculares), se concentram na hiperestimulação deste grupo muscular. Por isso, forma-se uma banda de tensão muscular, ou seja os famosos “nódulos” das fibras musculares. O mecanismo de ação do agulhamento será na liberação desta banda de tensão.

 

Como liberar o ponto gatilho?

Como uma fibra tensa temos sintomas como: isquemia e hipóxia. Quando a isquemia e a hipóxia se manifestam, sustâncias algogênicas são liberadas no corpo humano. Porém as substâncias algogênicas causam uma crise energética. Ou seja, existirão mais contrações das fibras musculares, pois o algogênico ajuda a liberar mais acetilcolina. Quando a agulha é inserida no músculo, esta será a responsável por destruir as placas motoras. Destruindo uma placa motora, temos uma desenervação do axônio distal. E no período de 7 a 10 dias essas fibras se regeneram. Com fibras regeneradas, as placas motoras que antes eram afetadas pela liberação da acetilcolina em excesso, não serão mais afetas pela hiperativação das placas motoras. Ou seja, não tem mais dor! O Agulhamento  Seco tem um efeito local na fibra e desativa o ponto instantaneamente. Não existem riscos de cicatrização externa, já que a regeneração acontece no sistema muscular. Outro efeito da técnica é ajudar no alongamento das fibras musculares, nos filamentos das fibras ( actina e miosina ). Estes filamentos não serão mais sobrepostos, assim não teremos a formação do nódulo. 

 

RPG e Agulhamento Seco

A RPG (Reeducação Postural Global) é uma técnica que atua nas cadeias musculares, responsáveis para a manutenção do controle  postural. Quando as  cadeias musculares  são  sobrecarregadas por Stress e vícios ergonômicos (por exemplo)  temos o aparecimento trigger points, dor e encurtamento muscular,  gerando  um ciclo vicioso de dor e má postura. A técnica de Agulhamento  Seco proporciona a desativação desses trigger points  proporcionando a harmonização destes grupos musculares   e  reequilíbrio postural. Sendo assim, às técnicas de Agulhamento Seco e RPG  que podem ser utilizadas  juntas para diminuição da dor miofascial e ajuste postural.

 

Texto adaptado, disponível em 28/08/2020: https://blogfisioterapia.com.br/dor-miofascial-comece-a-tratar-de-forma-eficiente-seus-pacientes/