Cursos

 

1. CURSO DE POSTUROGRAFIA CLÍNICA

 

POSTUROGRAFIA CLÍNICA

 A manutenção do equilíbrio e da orientação corporal durante a postura ereta é essencial para a execução de atividades da vida diárias, prática de atividades física e laborais. O desequilíbrio corporal pode ser facilmente mensurado  pela  oscilação do corpo utilizando a POSTUROGRAFIA. A posturografia é considerada padrão ouro  quando a postura ereta de uma pessoa  é estudada.  A variável posturográfica utilizada na avaliação do controle postural estático e dinâmico é o centro de pressão  (COP) que é mensurado por plataformas de força. Atualmente, às plataformas  de força laboratoriais utilizadas em análises posturográficas são de alto custo, necessitam de grande espaço físico e mão de obra qualificada. As plataformas de força de  videogames (PVG) possuem a mesma acurácia das plataformas laboratoriais e tem  apresentado resultados confiáveis e seguros, sendo apontada na literatura como um equipamento promissor, por ser uma ferramenta rica de obtenção de dados com interface de comunicação ao computador via  Bluetooth,  além de ter baixo custo, ser portátil e validada para diferentes análises. As PVG  permitem aos profissionais realizarem diagnóstico complementar da estabilidade postural, bem como quantificar a efetividade de intervenções terapêuticas em idosos, alterações posturais (com ou sem quadro álgico), Acidente Vascular Cerebral (AVC), Lesados Medulares, Comprometimento Vestibular, entre outros. Portanto, a PVG pode ser  um ótimo recurso para  consultórios, clínicas, centros de reabilitação e pesquisas científicas.

                         

OBJETIVO DO CURSO

 Dar condições ao profissional de utilizar, avaliar e interpretar os resultados posturográficos ,  utilizando  plataformas de força de videogames e outros equipamentos de posturografia.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Sábado: horário - 8:00h às 17:00h:

·         Conceitos de controle postural;

·         Conceitos centro de pressão (COP) e centro de gravidade (COG);

·         Conceitos de posturografia;

·         Equipamentos de posturografia;

·         Protocolos de avaliação posturográfica;

·         Variáveis  de posturografia;

·         Aplicabilidade da posturografia com Otometrics e Biodex Balance System - Teórica e prática;

·         Aplicabilidade da posturografia utilizando videogames com plataformas de força – teórica e prática;

  • Domingo: horário - 8:00h às 16:00h:

·         Aplicabilidade da posturografia utilizando Softwares, notebook e plataformas de força de videogames – teórica e prática;

·         Interpretação das variáveis posturográficas;

·         Cálculo das variáveis posturograficas obtidas pelo exame posturográfico - teórica e prática;

·         Análise posturográfica de  casos clínicos - teórica e prática;

·         Utilização da posturografia como intervenção terapêutica - Prática.

                                         

- PÚBLICO ALVO:  Profissionais e graduandos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Fonoaudiologia, Medicina e demais profissionais com interesse no controle postural.

- CARGA HORÁRIA: 15 Horas.

- INVESTIMENTO: R$ (Consultar Site da EEP - Escola de Educação Permanente USP). https://eephcfmusp.org.br/portal/online/curso/posturografia-clinica/

- LOCAL: Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – Rede de reabilitação Lucy Montoro.  Rua Diderot, 43, próximo à Estação do Metrô Chácara Kablin.

- REQUISITOS: Noções básicas de Microsoft® Excel®.  Graduado ou graduando de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Fonoaudiologia e Medicina.

 

- MATERIAL NECESSÁRIO (não obrigatório): Notebook com  Microsoft® Excel® instalado.

- CERTIFICADO: Emitido pela EEP USP.

 

  • Coordenador e Ministrante: Pedro Claudio Gonsales de Castro

Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional graduado pela Universidade Salesiana de Lins;  Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Especialista em Reeducação Postural Global pelo método Souchard. Atualmente é Fisioterapeuta do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da USP – Rede de Reabilitação Lucy Montoro,  atuando com pacientes de alta complexidade em Marcha Robótica (G-EO System® e LOKOMAT®), Realidade Virtual e Biofeedback por EMG;  Docente e Supervisor do Curso de Residência: Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde e do Curso de Pós-Graduação: Especialização em Reabilitação da Pessoa com Deficiência Física Incapacitante – HCFMUSP. Fisioterapeuta no Instituto São Paulo de Ortopedia e Fisiatria LTDA. Experiência anterior na AACD e Fundação Selma. Pesquisador da área de Biomecânica, Robótica e Realidade Virtual.

 

  • Ministrante: Caren da Silva Dias

Fisioterapeuta Especialista em Reabilitação Neurológica – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Fisioterapia Neurofuncional – Universidade Nove de Julho. Formação em Avaliação e Tratamento do Paciente com Disfunção Neurológica – Conceito Bobath – Internacional Bobath Instructors Training Association (IBITA).  Formação na importância da referência sensorial no paciente adulto com disfunção neurológica - Conceito Bobath Avançado – Internacional Bobath Instructors Training Association (IBITA). Atualmente Fisioterapeuta do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas  da USP – Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Atuando com pacientes de alta complexidade e Marcha Robótica (G-EO System® e LOKOMAT®). Docente e Supervisora do Curso de Residência: Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde e do Curso de Pós-Graduação: Especialização em Reabilitação da Pessoa com Deficiência Física Incapacitante – HCFMUSP.

 

  • Ministrante: Daniel Seiei Uehara Tamashiro

Graduado em Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC); Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Graduado em engenharia Biomédica  no College of New Jersey, TCNJ United States;  Treinamento acadêmico no Laboratory of Dr. Miguel Nicolelis, Duke University, DUKE, Durham, United States. Colaborador  da Bioengenharia do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da USP – Rede de reabilitação Lucy Montoro.

 

                                         

 

 

                                   

 

 

 

 

 

 2. CURSO DE TECNOLOGIAS EM REABILITAÇÃO

 

 

                           

 

 

 

TECNOLOGIAS EM REABILITAÇÃO

 

Os recursos tecnológicos estão presentes em nossas vidas nas tarefas cotidianas simples, produções  de grande  escala,  tratamentos e diagnósticos de diversas doenças. Desta forma, a tecnologia também está cada vez mais  presente na reabilitação física para auxiliar, dar eficiência e facilitar o processo terapêutico.  A TECNOLOGIA  EM REABILITAÇÃO não é composta apenas de máquinas e equipamentos de última geração, mas  de metodologias empregadas para intervenção,  tais como marcha e treinos de habilidades motoras com equipamentos robóticos e estimulação elétrica, exercícios isocinéticos,  exercícios e avaliação computadorizada do equilíbrio, entre outros.  Com o desenvolvimento em ritmo acelerado das novas tecnologias  na área da reabilitação física, torna-se  fundamental o conhecimento e a atualização do  profissional, para que este seja destacado no mercado de trabalho e também possa proporcionar a melhor intervenção para o seu cliente.

OBJETIVO DO CURSO
Fornecer aos profissionais conhecimentos teóricos e práticos dos recursos  tecnológicos  de última geração empregados na  reabilitação física do paciente grande incapacitado no Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Sábado das 8:00 às 18:00h
  • Abertura;
  • A Importância da Psicologia  na Reabilitação tecnológica;
  • Posturografia (Teórica e prática);
  • Treino de equilíbrio computadorizado - BIODEX (Teórica e Prática);
  • Cicloergometria computadorizada – ERGYS (Teórica e prática);
  • Órtese com FES Walkaid System  (Teórica e prática).
Domingo das 8:00 às 18:00h
  • Exercício isocinético  utilizando CYBEX (Teórica e prática);
  • Terapia robótica para membros  superiores utilizando  exoesqueleto ARMEO  (Teórica e prática);
  • Terapia robótica para membros superiores utilizando  IMOTION  e VIVAX (Teórica e prática);
  • Marcha robótica utilizando exoesqueleto  LOKOMAT (Teórica e prática);
  • Marcha robótica utilizando GEO –SYSTEM (Teórica e prática);
  •  

CARGA HORÁRIA: 20 Horas

 

TURMA: 50 Alunos.

 

LOCAL: Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – Rede de reabilitação Lucy Montoro.  Rua Diderot, 43, São Paulo – SP, próximo à Estação do Metrô Chácara Kablin.

 

Certificado emitido pela EEP USP

 

PÚBLICO ALVO:   Profissionais e estudantes de de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Medicina, Educação Física, psicólogos e demais profissionais com interesse em novas tecnologias.

 

Coordenador e Ministrante: Pedro Claudio Gonsales de Castro

Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional graduado pela Universidade Salesiana de Lins;  Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Especialista em Reeducação Postural Global pelo método Souchard. Atualmente é Fisioterapeuta do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da USP – Rede de Reabilitação Lucy Montoro,  atuando com pacientes de alta complexidade em Marcha Robótica (G-EO System® e LOKOMAT®), Realidade Virtual e Biofeedback por EMG;  Docente e Supervisor do Curso de Residência: Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde e do Curso de Pós-Graduação: Especialização em Reabilitação da Pessoa com Deficiência Física Incapacitante – HCFMUSP. Fisioterapeuta no Instituto São Paulo de Ortopedia e Fisiatria LTDA. Experiência anterior na AACD e Fundação Selma. Pesquisador da área de Biomecânica, Robótica e Realidade Virtual.

 

Ministrante: Caren da Silva Dias

Fisioterapeuta Especialista em Reabilitação Neurológica – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Fisioterapia Neurofuncional – Universidade Nove de Julho. Formação em Avaliação e Tratamento do Paciente com Disfunção Neurológica – Conceito Bobath – Internacional Bobath Instructors Training Association (IBITA).  Formação na importância da referência sensorial no paciente adulto com disfunção neurológica - Conceito Bobath Avançado – Internacional Bobath Instructors Training Association (IBITA). Atualmente Fisioterapeuta do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas  da USP – Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Atuando com pacientes de alta complexidade e Marcha Robótica (G-EO System® e LOKOMAT®). Docente e Supervisora do Curso de Residência: Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde e do Curso de Pós-Graduação: Especialização em Reabilitação da Pessoa com Deficiência Física Incapacitante – HCFMUSP.

 

Ministrante: Ms. Daniela Mitiyo Odagiri Utiyama di Marzo

Fisioterapeuta Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo e doutoranda em Ciências Médicas pela Univerisade de São Paulo. Especialista no Desenvolvimento da criança e do adolescente pela Universidade Cidade de São Paulo. Formação em avaliação e tratamento do paciente adulto em disfunção neurológica pelo Conceito Bobath básico e avançado. Atua como fisioterapeuta na área de robótica do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Docente e supervisora responsável pelo curso de pós graduação: Especialização em reabilitação da pessoa com deficiência física incapacitante e do programa de residência multidisciplinar do Hospital das Clínicas.

 

Ministrante: Fernanda Regina de Oliveira Bevilaqua

Fisioterapeuta formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2012. Aprimoramento Profissional em Reabilitação dos Portadores de Deficiência Física Incapacitante pelo Instituto de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) - 2014. Formação em Método Pilates voltado as disfunções musculoesqueléticas – 2011. Formação em Therapy Taping (técnicas funcionais) – 2013.

Atualmente fisioterapeuta do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – Rede Lucy Montoro

 

Ministrante: Gabriela Haddad Esper

Fisioterapeuta do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – Rede Lucy Montoro desde 2009, com atuação reabilitação neurológica com a cisnesioterapia, pesquisa clínica e terapias robóticas (LOKOMAT, GEO-System) e cicloergometria computadorizada (ERGYS).

 

Ministrante: Dra. Kátia Monteiro De Benedetto Pacheco

Psicóloga do IMREA, especialista em  Psicologia Clínica e Hospitalar em reabilitação, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade São Marcos, Doutora em Ciências Médicas com ênfase em Educação em Saúde pela FMUSP.

 


Ministrante: Lilian Falkenburg

Graduada em Terapia Ocupacional pelo Centro Universitário São Camilo-SP, com pós
graduação em Gestão Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo-SP e em Terapia
Ocupacional em terapia da mão e neurologia pela UFSCar-SP.
Terapeuta Ocupacional do IMREA – Rede de Reabilitação Lucy Montoro com experiência no atendimento de pacientes neurológicos, confecção de órteses e uso de recursos terapêuticos como Robótica e Biofeedback.

 

Ministrante: Rita de Cassia Montelli

Graduada em Educação física pela Faculdade de Educação Física de Santo André - FEFISA – 1987;  Trabalhou na AACD de 1990 a 2006 ( 16 anos); Classificadora funcional Internacional de Atletismo ; Classificadora chefe do CPB - Comitê Paralímpico Brasileiro de 2005 a 2015. Atua no IMREA  HCFFMUSP- Instituto de Medicina Física e Reabilitação desde 2001, sendo responsável pela  Dinamometria Isocinética em reabilitação Neurológica e Músculo esquelética.

 

 

Ministrante: Vivian Daniella Barboza Vicente

Terapeuta Ocupacional graduada pela  Universidade de de Sorocaba (UNISO), em 2004. Especialização “Terapia Ocupacional em Reabilitação” pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),em 2005. Formação no Conceito Bobath – Básico e Avançado (Abordagem em Ataxia e Superfícies Móveis); Treinamento para aplicação de Terapia de Contensão Induzida (T.C.I);Treinamento Prático/ Avançado na tecnologia In Motion Robots for Reabilitation; Treinamento para utilização e boas práticas na utilização do Exoesqueleto para membros superiores–Armeo Spring; Curso Kinesio Taping (Fundamentos e Avançado); Terapeuta Ocupacional no Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, desde 2008. Coordenadora do Serviço de Terapia Ocupacional Instituto de Reabilitação Lucy Montoro.

 

Ministrante: Ms. Viviane Carolina Sales de Andrade

Fisioterapeuta graduada na Universidade São Judas Tadeu (2008). Aprimoramento em Fisioterapia Neurológica na AACD - Ibirapuera (2009). Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2014).Visitou (shadow experience) o centro de reabilitação, área de internação e clínica ambulatorial do GF Strong Hospital (Vancouver - Canadá) e o centro de reabilitação do Royal Institute (Sidney - Austrália).